Gestão de Saúde Corporativa
Desafios e oportunidades para cuidar do bem-estar dos colaboradores e equilibrar os custos de saúde no pós-pandemia

25 e 26 de novembro de 2020


Assuntos em Destaque:

• Ações estruturadas para o aprimoramento do bem-estar dos colaboradores
• Boas práticas na Gestão de Saúde Integrada
• Coleta e gestão de dados para predição e prevenção
• Custos com planos de saúde no pós-pandemia
• Programas para Saúde Emocional
• Indicadores e mensuração de resultados das ações empregadas

Trocas de experiência com:

Grupo Boticário, Volkswagen do Brasil, Danone, Ambev, Itausa, Cargill, Energisa, Plena Saúde, SeR Psychology & Coaching, Vitalk, GSK, Arquitetos da Saúde

Sobre o Evento

É fato que a pandemia da Covid-19 tem causado impactos profundos na gestão da saúde dentro das empresas. Se, por um lado, a pandemia ressaltou a importância das organizações abordarem a saúde de forma pragmática, visando garantir a proteção da vida e manutenção do bem-estar dos colaboradores, principalmente em momentos adversos, por outro, boa parte das empresas já espera um aumento significativo nos custos com planos de saúde devido ao possível acúmulo de sinistros em 2021, advindos da postergação dos tratamentos e cirurgias.

Somado a isso, existe uma preocupação real com a saúde mental dos colaboradores, impactados pelo distanciamento social abrupto, com potencial aumento nos índices de absenteísmo, fobias, crises de ansiedade, quadros depressivos e outros tantos males que afetam a produtividade das equipes e a qualidade de vida das pessoas.

Diante disso, o grande desafio que se apresenta para estes próximos meses, e até anos, será equilibrar os orçamentos voltados para a saúde da população corporativa, sem deixar de investir nos planos de saúde e programas de qualidade de vida e saúde emocional dos colaboradores.

Vale lembrar também que, desta vez, de forma positiva, a pandemia descortinou algumas oportunidades de inovação que podem ajudar a equilibrar os custos no médio e longo prazos, como o uso da telemedicina e terapia online para atendimento dos colaboradores, assim como a utilização de tecnologias de business intelligence para uma gestão mais apurada dos dados relacionados à saúde corporativa.

Considerando este cenário bastante desafiador, reuniremos em novembro um time de especialistas para promover a troca de experiências sobre como superar as principais dificuldades que os gestores envolvidos com saúde e qualidade de vida no trabalho enfrentam para minimizar os efeitos da crise sobre os colaboradores, sem perder de vista o equilíbrio dos custos dos benefícios oferecidos.

PARA QUEM É ESTE ENCONTRO

Gestores e executivos de empresas que lidam com saúde corporativa, qualidade de vida, bem-estar, medicina preventiva, medicina e enfermagem do trabalho, saúde ocupacional, promoção à saúde, benefícios, recursos humanos, além de especialistas no assunto.

Agenda (sujeita a alterações até a data do evento)

Este evento contará com apresentações de experiências, cases e melhores práticas, abrindo a possibilidade para trocas de experiências entre Palestrantes e Participantes.

25/11 - Quarta-feira 14:00 - 18:00
  • 13h50 Abertura dos Trabalhos pelo Presidente de Mesa

  • 14:00 às 14h45 CASO PRÁTICO – A importância de ter um programa estruturado de Qualidade de Vida para a superação de crises

    Giseli Bezson, Coordenadora de Qualidade de Vida | Cargill
    Mais de 20 anos de experiência na área de qualidade de vida e bem-estar. Graduada em Educação Física pela FMU, com Pós-Graduação em Gestão de Qualidade de Vida na Empresa pela Universidade Estadual de Campinas e Especialização em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA – Fundação Instituto de Administração.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 14h55 às 15h40 CASO PRÁTICO – Gestão de Saúde Populacional no Plano de Saúde, Indicadores e métricas
    • Qualidade de vida e prevenção
    • Parceria com stakeholders
    • Balanceamento custo x benefício

    Rodrigo Filus, Supervisor Benefícios de Saúde e Ergonomia Corporativa | Volkswagen do Brasil
    Engenheiro de Produção e Fisioterapeuta, Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica Pós-graduado em Saúde do Trabalhador com formação MBA para Executivos.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 15h50 às 16h35 CASO PRÁTICO – Indicadores e Métricas: Como avaliar os impactos dos programas de qualidade de vida e saúde

    Diego Miranda, HR Coordinator and Analytics Specialist | Relevante Indústria de bebidas
    Sólida carreira desenvolvida através da vivência de dez anos na área de Recursos Humanos, tendo atuado nos nove últimos anos em cargos de liderança, em empresas nacionais e multinacionais, tais como Coca-Cola FEMSA, GPA, Archer Daniels Midland Company e Estapar. Atualmente, atua como coordenador de RH e especialista em Analytics em relevante multinacional de bebidas.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 16h45 às 17h30 CASO PRÁTICO – Gestão de Saúde Integrada: é possível? O que é e quais são os impactos, desafios e resultados

    Sarita Scareli, Especialista em Recursos Humanos, Benefícios e Saúde Corporativa | Energisa
    Graduada em Serviço Social, Pós/MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em Diversidade e Inclusão nas Organizações, empreendedora, consultora independente e Especialista em Saúde, principalmente nos modelos Pós Pagamento. Atua há mais de 16 anos no mundo corporativo, como executiva das áreas de Recursos Humanos, Benefícios, Saúde Corporativa, Comunicação Interna e Diversidade e Inclusão.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 17h40 às 18h25 CASO PRÁTICO – Avalie um programa eficaz de gestão de stress organizacional para reduzir índice de risco para burnout

    Glauco Callia, Head of Health and Wellbeing for Latam | GSK


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 18h25 Encerramento do Primeiro Dia

26/11 - Quinta-feira 14:00 - 18:00
  • 14h00 Abertura do Segundo Dia pelo Presidente de Mesa
  • 14h10 às 15h20 PAINEL – Como trabalhar a questão da saúde mental dentro das empresas – efetividade das ações e das tecnologias disponíveis
    Segundo relatório desenvolvido pela Universidade da Califórnia e OMS no mês de maio de 2020, nos próximos anos certamente haverá uma crise de saúde mental em nível global, advindos da pandemia de Covid-19. Sempre pensando no bem-estar dos colaboradores e no impacto na produtividade das equipes, as empresas já estão recorrendo a ações preventivas, assim como a terapias online e outras tecnologias para atender aos colaboradores, seja presencialmente ou à distancia. Neste painel, debata como fortalecer ao máximo sua equipe para que ela supere este momento de instabilidades, avaliando a efetividade das tecnologias e de outras ações para atender seu público interno.

    Sâmia Simurro, Sócia Fundadora | SeR Psychology & Coaching (moderadora)
    Psicóloga. Mestre em Neurociências e Comportamento. Coaching. Especialista em Psicossomática, Estresse, Psicologia da Saúde e Hospitalar. Coordenadora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida. Vice - Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), Sócia da SeR – Psicologia & Coaching. Consultora em Implantação de Programas de Qualidade de Vida, Gestão de Stress e Saúde Mental nas Empresas. Palestrante e Co-autora de diversos livros no tema da saúde mental.

    Ines Hungerbühler, Chief Psychology Officer | Vitalk
    Psicóloga e Coordenadora de Pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, IPq – HCFMUS. Por mais de 15 anos luta pela democratização do acesso aos cuidados de saúde mental, integrando novas tecnologias aos sistemas existentes e criando inovadoras ferramentas de atendimento.

    Renata Simioni, Gerente de Saúde Corporativa | Grupo Boticário
    Graduada em medicina pela PUC-PR e em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, com MBA em Health Administration pela Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Mais de 20 anos de experiência em saúde corporativa e medicina do trabalho, tendo atuado em empresas como Mondelez International, BRF e, atualmente, Grupo Boticário.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 15:30 às 16h40 PAINEL – Gestão de dados na Saúde Corporativa – Tecnologia e abordagem preditiva na gestão da população corporativa

    A gestão dos dados de saúde corporativa sempre foi um grande desafio, mas com o uso cada vez mais acessível de ferramentas inteligentes, as empresas começam a perceber que podem identificar melhor os riscos e oportunidades na gestão da saúde de seus colaboradores. Prever tendências aprimora a capacidade de tomar decisões sobre investimentos em programas de saúde, tornando a área mais estratégica e eficaz para o negócio. Debata sobre as tecnologias e formas disponíveis e sua efetividade em otimizar custos e atingir melhores resultados nas ações ligadas à saúde corporativa.

    José Maciel Almeida Filho, Gerente Pleno de Saúde Corporativa | Danone
    Médico, com especializações em Medicina do Trabalho, Gestão de Segurança do Trabalho e Ergonomia e MBA em Gestão em Saúde. Em cargos de coordenação de medicina ocupacional, saúde e benefícios. Atuou em empresas como PSA Peugeot Citroen, Nissan, The Coca-Cola Company e Porto Seguro. Atualmente, atua na gestão da área de saúde corporativa da Danone.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 16h50 às 18h00 PAINEL – Impactos nos custos dos planos de saúde na pós-pandemia

    Os investimentos com planos de saúde para colaboradores são o segundo maior custo para as empresas, ficando somente atrás dos custos com a folha de pagamento. E ainda existe uma preocupação adicional sobre como a pandemia irá afetar estes investimentos nos próximos meses, já que, devido ao afastamento social durante a quarentena, muitas pessoas desmarcaram procedimentos, tratamentos importantes e cirurgias eletivas, postergando esses cuidados para 2021. Discuta neste painel sobre estes impactos nos orçamentos das empresas e como minimizá-los.


    Luiz Feitoza, Cofundador | Arquitetos da Saúde (moderador)
    Formado em administração de empresas com ênfase em administração hospitalar pelo IPEP,com MBA em Gestão da Saúde pelo IBMEC-SP. Mais de 20 anos de experiência voltada para a gestão de riscos em carteiras de planos de saúde coletivos, análise de produtos e criação de indicadores de gestão, com atuação consultiva e técnica atuarial. Coautor do livro "Boas Práticas de Gestão de Saúde Corporativa", 2019. Cofundador da Arquitetos da Saúde.

    Eduardo Spinussi, Gerente Geral | Fundação Zerrenner (Instituição acionista e co-controladora da Ambev e Itausa)
    Responsável pela assistência de 70 mil beneficiários em saúde e 5 mil beneficiários em Educação. Possui MBA pela Columbia University – New York, MBA pela Illinois Institute of Technology – Chicago e MBA pela Gestão Empresarial FIA – USP. É Bacharel em Direito e Especialista em Direito Constitucional.

    Roberto Ranieri Sobrinho, Vice Presidente | Plena Saúde
    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Administração Hospitalar. Atuou na ANBIMA, Intermédica e atualmente ocupa o cargo de Vice Presidente do Grupo Plena Saúde, onde lidera o projeto de profissionalização e expansão da operação para novas praças.


    Interatividade: Esclarecimento de Dúvidas
  • 18h00 Encerramento do Evento

Palestrantes

Profissionais destacados em suas áreas de atuação que estarão presentes no evento.

  • Diego Miranda, HR Coordinator and Analytics Specialist | Relevante multinacional de bebidas
  • Eduardo Spinussi, Gerente Geral | Fundação Zerrenner (Acionista e Controladora da Ambev e Itausa)
  • Giseli Bezson, Coordenadora de Qualidade de Vida | Cargill
     
  • Glauco Callia, Head of Health and Wellbeing for Latam | GSK
     
  • Ines Hungerbühler, Chief Psychology Officer | Vitalk
     
  • José Maciel Almeida Filho, Gerente Pleno de Saúde Corporativa | Danone
  • Luiz Feitoza, Cofundador | Arquitetos da Saúde
  • Renata Simioni, Gerente de Saúde Corporativa | Grupo Boticário
  • Roberto Ranieri Sobrinho, Vice Presidente | Plena Saúde
     
  • Rodrigo Filus, Supervisor Benefícios de Saúde e Ergonomia Corporativa | Volkswagen do Brasil
  • Sâmia Simurro, Sócia Fundadora | SeR Psychology & Coaching
  • Sarita Scareli, Especialista em Recursos Humanos, Benefícios e Saúde Corporativa | Energisa









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Inscrições

Valores e benefícios

Valores:
• R$ 1.480,00 para pagamentos efetuados até 11/11/2020. Após essa data, o valor passa para R$ 1.780,00 por participante.
• Desconto de 10% para 3 ou mais inscrições da mesma empresa.
Benefícios:
• Certificado de participação;
• Apresentações utilizadas durante o evento, sempre que disponibilizadas pelos palestrantes;

Baixe aqui sua ficha de Inscrição.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre este evento

O evento trata do tema Gestão de Saúde Corporativa com profundidade e com profissionais de diversas áreas e, portanto, visões diversificadas sobre a questão. Nenhum ponto de vista ficará de fora.

Alia-se a isso o nível de engajamento dos profissionais presentes e a possibilidade de network com experts nos temas apresentados.

Sim. A inscrição garante participação em todas as palestras.

Sim. Há um desconto de 10% para grupos de 3 ou mais participantes da mesma empresa.

A inscrição garante:
• Participação em todas as palestras;
• Certificado de participação;
• Apresentações utilizadas durante o evento, sempre que disponibilizadas pelos palestrantes;

Em geral, os palestrantes disponibilizam as apresentações após o evento, mas isso ficará a critério de cada palestrante.

Acesso

Através da plataforma Zoom